domingo, 7 de agosto de 2011

Delírios de Consumo


Carrie Bradshaw* é uma escritora nova-iorquina antenada nas últimas tendências da moda, que adora vestir roupas de grifes famosas e tem verdadeira obsessão por sapatos. Como muitas mulheres, Carrie está acostumada a satisfazer os seus desejos ou a descontar as frustrações do dia a dia comprando.

E no mundo real, por que sentimos essa necessidade tão grande em comprar?

É impressionante o poder de influência e persuasão que as mídias têm sobre nossas mentes. Elas criam novos interesses e novas necessidades em nós que se quer teríamos imaginado. Como um verdadeiro parque de diversões, oferecem um mundo idealizado e perfeito através de uma série de anúncio de produtos. E assim, como Carrie, não conseguimos resistir a uma vitrine de um shopping, a um cartaz escrito PROMOÇÃO ou à luz incandescente dos provadores de lojas de departamentos.  

Ao comprar algo não estamos consumindo apenas um produto, mas um estilo de vida. Talvez, por esse motivo, sacamos da bolsa o cartão de crédito com grande satisfação e acreditamos (na nossa ilusão) que ficaremos parecidas com a Sarah Jessica Parker ou a Gisele Bünchen.

Existe uma felicidade maior (e, às vezes, tão cara) do que sair de uma loja com várias sacolinhas de papelão? Ainda que seja por ter comprado uma peça que nunca vamos usar na vida? Claro que não!

Sentimento de culpa por ter gastado tanto? Remorso por não ter levado aquela blusinha L-I-N-D-A?   

Não adianta nos recriminarmos por tão pouco, todas nós sabemos que esses sentimentos não levam a nenhum lugar (talvez ao psiquiatra). O melhor é pecar pelo excesso. Afinal, não queremos cumprir algumas penitências como memorizar o mês inteiro todas as promoções daquela loja para só comprar no último dia ou rezar para o São Longuinho para o dia do pagamento chegar mais rapidinho.

Um abraço

Dolly

*Referência à personagem Carrie Bradshaw do famoso seriado Sex and the City da HBO.


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