Carrie Bradshaw* é uma escritora
nova-iorquina antenada nas últimas tendências da moda, que adora vestir roupas
de grifes famosas e tem verdadeira obsessão por sapatos. Como muitas mulheres,
Carrie está acostumada a satisfazer os seus desejos ou a descontar as
frustrações do dia a dia comprando.
É impressionante o poder de
influência e persuasão que as mídias têm sobre nossas mentes. Elas criam novos
interesses e novas necessidades em nós que se quer teríamos imaginado. Como um
verdadeiro parque de diversões, oferecem um mundo idealizado e perfeito através
de uma série de anúncio de produtos. E assim, como Carrie, não conseguimos resistir
a uma vitrine de um shopping, a um cartaz escrito PROMOÇÃO ou à luz incandescente
dos provadores de lojas de departamentos.
Ao comprar algo não estamos
consumindo apenas um produto, mas um estilo de vida. Talvez, por esse motivo,
sacamos da bolsa o cartão de crédito com grande satisfação e acreditamos (na nossa
ilusão) que ficaremos parecidas com a Sarah Jessica Parker ou a Gisele Bünchen.
Existe uma felicidade maior (e, às vezes, tão cara) do que sair de uma loja com várias sacolinhas de papelão? Ainda que seja por ter comprado uma peça que nunca vamos usar na vida? Claro
que não!
Sentimento de culpa por ter
gastado tanto? Remorso por não ter levado aquela blusinha L-I-N-D-A?
Não adianta nos recriminarmos
por tão pouco, todas nós sabemos que esses sentimentos não levam a nenhum lugar (talvez ao psiquiatra).
O melhor é pecar pelo excesso. Afinal, não queremos cumprir algumas penitências
como memorizar o mês inteiro todas as promoções daquela loja para só comprar no último
dia ou rezar para o São Longuinho para o dia do pagamento chegar mais rapidinho.
Um abraço
Dolly
*Referência à personagem Carrie Bradshaw do famoso seriado Sex and the City da HBO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário