domingo, 4 de setembro de 2011

Receita de Bolo

Minha mãe sempre dizia que para um bolo dar certo, era preciso seguir alguns passos:

1. Atenção e bom senso para selecionar todos os ingredientes;

2. Saber a medida certa de cada um dos ingredientes;

3. Muito cuidado na hora de misturar todos os ingredientes;

4. Paciência e também intuição para perceber o momento preciso em que o bolo estiver pronto.

Anotei todas as recomendações sugeridas por minha mãe. Em seguida, levei tudo anotado para a casa de meu namorado, pois tinha combinado de levar a receita para fazermos juntos o bolo. Comentei a receita e notei seu olhar desconfiado, como se a dúvida estivesse estampada na ponta do nariz. Xi!! Será que não fui bem clara? Ou será que ele não gostou da receita?

Ele foi o primeiro a se manifestar, disse que preferia bolo de laranja, cenoura nem pensar. “O produto mudava, mas a forma continuava a mesma, que tal assim?” perguntou. Ao invés de falar, calei bem quieta e pensei comigo: “O bolo é de cenoura, rapadura que não dá!”

Depois de conferir os ingredientes, eu disse que não tinha laranja, era cenoura ou nada. Ficamos quietos pensativos, então, ele aproveitou e soltou: “Já percebeu que você sempre quer que seja do seu jeito?” Eu olhei para ele e discordei perplexa. Começamos a falar ao mesmo tempo. Ninguém mais se ouvia. Ninguém se entendia. Ele pediu silêncio e olhou com interrogação para mim: “E então, o que vamos fazer?” esperando uma resposta salvadora.

O tempo corria e na confusão não nos decidíamos. Após a longa discussão, resolvemos fazer outra receita (ele a contragosto concordou). Colocamos todas as ideias na panela, misturamos todas elas. Mas será que as ideias iam combinar? E será que elas iam conseguir misturar sem brigar?

Na pressa de fazer o bolo, não tivemos muito tempo para verificar se a receita não era boa o suficiente para ser descartada ou se a outra não estava ainda no ponto de madurar.

Tiramos o bolo na correia com medo dele queimar. Ao sair do forno saiu timidamente, quase sem fazer barulho, bemmmmmmmurchinhoooooooooo. Quando vimos o bolo percebemos que ele estava cru por dentro e com um gosto meio...hum...sei lá...

Fiquei triste e pensei o que será que fizemos de errado, para um bolo que parecia tão gostoso dessa maneira murchar? Esquecemo-nos de alguma coisa? Ou será que tiramos antes da hora? Talvez tenha faltado o fermento da empolgação? Ou quem sabe, uma xícara a mais de decisão? Será a pitada da confiança para dar aquele gostinho bom?

Pensei, pensei e pensei... e será que ele realmente queria essa receita? E se eu o tivesse ouvido melhor? E se tivesse optado por aquele outro jeito de cozinhar?

As dúvidas continuaram e mais uma vez lembrei que minha mãe havia se esquecido de dizer que talvez aquela fosse a melhor maneira de fazer o bolo SOZINHA. No entanto, eu não estava SOZINHA! Fazer o bolo com alguém não é tão fácil quanto parece à primeira vista, tem sempre um que prefere morango ao invés de chocolate!

Mas também sozinha você não percebe com muita clareza onde errou ou acertou. Quando você faz o bolo com outra pessoa, embora nem sempre acerte a receita, você aprende outras maneiras de se fazer um bolo.

Eu me pergunto, será que existe uma maneira certa de fazê-lo? Como conciliar as diferenças entre o casal e conseguir fazer o bolo juntos? Em que momento, devemos ceder ao apelo do outro? E em que momento, devemos insistir na nossa receita?

Um abraço

Dolly


Um comentário:

Paloma disse...

Gostei! Muito legal o texto!!!

bjs