domingo, 24 de maio de 2009

A guerra da salada de frutas


Nós vivemos numa época em que se tornou comum a exposição excessiva do corpo feminino, desde um simples comercial de chinelo até o último lançamento de um carro, da novela das 8 até a revista da moda. Estamos tão acostumados a vermos corpos desnudos e erotização na mídia que fenômenos como das “mulheres frutas” (melancia, jaca, morango, etc) tornaram-se banais e já não causam mais espanto e estranhamento nas pessoas.


Apesar disso, não podemos deixar de levar em consideração que estas mulheres (que apareceram em poses sexys, dançando sensualmente em vários programas e se tornaram alvo recente de olhares de uma boa parcela de homens sedentos dos seus fartos pedaços) ao serem transformadas em mulheres frutas, foram lhes atribuídos novos valores.


A construção de sentido valeu-se primeiramente do jogo de palavras, no caso, ocorreu uma apropriação do significado original (fruta: substância comestível, nutritiva) atribuído por comparação a outro termo (mulher: ser humano do sexo feminino), construindo um novo significado (mulher fruta: mulher gostosa, deliciosa). E depois, a valorização em demasia dos atributos físicos destas mulheres.


No entanto, esta enfatização não foi feita, com o intuito de sublimá-los, mas para descrever um movimento exatamente o contrário, o efeito de rebaixamento. A ênfase em seus “atributos” tem o objetivo de coisificá-las até elas perderem as suas identidades, tornando-as apenas pedaços de carne, ou melhor, de frutas.




Embora o desejo secreto de fazer uma verdadeira salada com estas frutas não esteja ao alcance da maioria dos homens, será que as mulheres devem continuar se sujeitando a este tipo de papel? Será que nós teremos de nos acostumar com a exposição gratuita destas e de outras frutas da quitanda na TV, revistas e outras mídias? E pior, será que teremos de nos acostumar com uma porção de homens bananas, abacaxis e limões que não fazem outra coisa a não ser olhar as frutas nos quintais alheios?


Dolly

3 comentários:

Anônimo disse...

O pior de tudo é se contentar com os homens-bananas que rondam por aí!

ranieri disse...

Confesso que me sinto meio afoito ou com "psiforise" em escrever para ti nesse blog, pois acho ele tão "troca de mulheres" que me sinto intruso. Porém como um intruso assumido, pois quero estar por dentro de seus textos, tevo falar sobre o que leio rsrs...
Acredito que a culpa esteja na moda, onde aponta que as pessoas tem que ser magras, o corpo sempre a lá Gisele ou Brad Pitt que as pessoas devem ter uma vida saudavel e por isso fazer uso de inumeros tratamentos estéticos, bem como uma boa alimentação, eis que elas chegam as frutas e ao excesso no consumo. Paranafernalhas psicologicas a parte..Minha tv não sintonisa mais nada, é Deus me dando oportunidade para conhecer a vida de verdade!

ranieri disse...

erros ortográficos são devidos a nao leitura pós escrita! sorry!