domingo, 20 de março de 2011

Ou isto ou aquilo*


Se a cada escolha que fazemos somos guiados a uma direção, como a nossa vida seria se tivéssemos feito outras escolhas?

Esse é o dilema enfrentando por Erica*, uma mulher de 32 anos, solteira e que, no momento, está desempregada. Ela tem uma série de arrependimentos em sua vida e acredita que foram suas escolhas que a levaram até ali. No entanto, ela ganha a oportunidade de voltar no tempo e mudar suas decisões.

Se tivéssemos a oportunidade de mudar nossas escolhas, como Erica, o que faríamos diferente?

Algumas escolhas em particular modificam significativamente a nossa vida e não sabemos como lidar com elas. Dúvidas relacionadas à carreira, ao dinheiro, à vida pessoal e amorosa surgem com grande frequência, como:

E agora o que faço com minha vida? Continuo no meu emprego ou mudo de área? Continuo vivendo com meus pais ou vou morar sozinha?  Devo priorizar meu trabalho ou ter um filho? Faço uma pós ou viajo para o exterior? Caso ou compro uma bicicleta? etc.

Vivemos num mundo que nos oferece uma série de opções e isso, às vezes, nos traz angústias e ansiedade, por não sabermos qual delas escolher. Com tantas dúvidas e incertezas, é natural escolhermos uma das opções e depois ficarmos frustrados com a decisão ou nos arrependermos por não ter escolhido a outra opção.

Se estivéssemos num corredor, em meio a tantas portas, qual nós deveríamos escolher?
E se escolhêssemos outra porta? Essa escolha teria feito diferença na nossa vida?
Será que somos, no final, das contas, a soma de nossas escolhas?

Um abraço
Dolly

*Ou isto ou aquilo – Referência ao poema de Cecília Meireles
**Referência a Erica, personagem da série canadense Being Erica.


2 comentários:

Paloma disse...

O problema é esse. Ficar pensando no que teria sido se tivesse escolhido diferente...

Anônimo disse...

Olá Dolly,
Com certeza somos frutos das escolhas que tivermos. Não podemos culpar destino ou má sorte. Porém, como no filme efeito borboleta, se pudéssemos voltar ao passado e escolher outro caminho mudaríamos coisas para melhor, mas também coisas ruins viriam.
O que quero dizer seja qual for sua escolha você terá alegrias e tristeza; choros e sorrisos. Já que não é possível voltar atrás acho melhor encarar os desafios de nossas escolhas e tentar ser feliz no caminho que agente escolheu.
Lembre-se se você voltasse ao passado perderia toda a experiência que tem hoje, mesmo algo que parece bom hoje poderia ser ruim. O melhor é esquecer as escolhas do passado e pensar bem nas escolhas futuras, essas sim realmente podem mudar sua vida.
Um abraço
Tubaína